Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça
Emblema "Os Águias" de Alpiarça

Clube Desportivo "Os Águias"

Vespáguias em grande no Minho

Decorreu no passado dia 30 de Junho no Kartódromo Internacional de Viana do Castelo a segunda prova a contar para o Trofeu Resistência Vespa 2012. Depois da primeira prova realizada em Almeirim a segunda ronda foi de uma duração de 6 horas num circuito extremamente rápido. O Clube fez-se representar por três equipas: Team RCC (Classe 1), Power Team Casalinho (classe 2) e Vespa Team Almeirim (classe 2).

Na Classe 1, onde correram motas sem limite de cilindrada e de preparação, o Team RCC com apenas dois pilotos (Tiago Bernardo e Francisco Duarte) teria de gerir a prova a nível físico e como se não bastasse na primeira hora o piloto Tiago caiu por duas vezes tendo danificado a coluna de direção da sua Vespa. No entanto, nunca baixaram os braços e resolveram o problema na box conseguindo voltar à pista determinados a recuperar. Tal persistência deu frutos, pois aliado ao facto da sua rapidez em pista os seus adversários sofreram também problemas, com 233 voltas acabaram por trepar até ao 11º lugar da Geral e conseguindo um brilhante 3º lugar na Classe 1. Um pódio que premiou o esforço da equipa!

No que respeita à classe 2  existiram algumas limitações técnicas ao nível de motor, mas isso não impediu que esta classe fosse bastante competitiva, com excelentes máquinas e pilotos. Nesta classe militam regularmente três equipas, mas desta vez o Team 17 (João Sardinheiro) não se fez representar, alinhando o Vespa Team Almeirim (Hugo Agostinho, Mário Figueiredo, Hugo Ferreira Agostinho) e o Power Team Casalinho (Henrique Alberto, Daniel Marçalo, Daniel Vital) dispostos a dar o seu melhor, tal como fizeram na ronda de Almeirim. Henrique Alberto e Hugo Agostinho assumiram a tarefa do arranque sendo eles os pilotos mais rápidos das suas respetivas equipas.

Após o arranque ambas equipas se instalaram no Top 5 da corrida e em conjunto foram rodando e alternando posição num ritmo forte, aumentando a distância para quem os perseguia. Pouco depois da primeira hora de prova Hugo Agostinho do Vespa Team Almeirim teve a infelicidade de uma queda acabando por perder ai algum tempo. Com uma passagem pela box para abastecer e trocar de piloto foi a estreia do Hugo Pereira Agostinho nas empolgantes corridas de Vespa ao serviço do Vespa Team Almeirim. Por esta altura na equipa Power Team Casalinho, Henrique Alberto deu lugar a Daniel Vital para continuar a corrida de forma regular como até ali. Aproximando-se das três horas de prova o Vespa Team Almeirim viria a desistir com problemas mecânicos na mota (derivados da queda ao final da primeira hora), conduzia nesta altura Mário Figueiredo, tendo esta equipa completado ainda assim 154 voltas ao circuito. Por sua vez o Power Team Casalinho continuava a sua prova de forma muito regular, instalado no 4º lugar da Geral e 2º da Classe 2, coube a Daniel Marçalo a responsabilidade de gerir a prova e evitar os problemas que retirassem a equipa do pódio. O objetivo foi concluído nas últimas três horas de prova com todos os elementos da equipa a ficarem atentos ao desenrolar dos acontecimentos, evitando os problemas e garantindo o seu primeiro pódio na época, com 308 voltas a 8 voltas do vencedor, arrecadaram um excelente 4º lugar da Geral e 2º lugar da Classe 2.

O balanço é muito bom, e poderia ser melhor caso o Vespa Team Almeirim não tivesse a contas com problemas mecânicos. O Vespáguias esteve representado em ambos os pódios do dia e promete continuar a dar o seu melhor na representação do Clube e da nossa localidade que tem grande tradição Vespista. A terceira ronda será em Leiria no próximo dia 28 de Julho, numa resistência de 5 horas, jornada especial por se disputar em horário de verão começando às 17h e terminando às 22h.

No final e depois de um grande esforço por parte de toda a equipa  para lutar por um lugar no pódio conseguiram lá chegar e os resultados encontram-se em baixo:

Classe 1:

1º - Pardalkitz – Mannelli – 46 pts
2º - Laranjo / Jocha – 33 pts
3º - Team RCC – Vespáguias – 26 pts

Classe 2:

1º - TRC Team – Vespa Endurance – 50 pts
2º - Power Team Casaslinho  - Vespáguias -  33 pts
3º - Shark Vespa Racing – 28 pts
5º -  Vespa Team Almeirim – Vespáguias – 23 pts
11º - Team 17 – Vespáguias – 7 pts

 

Website criado por EnduranceCode