O Funchal recebeu no dia 23 a primeira etapa, das quatro que constituem o Campeonato Nacional de Triatlo Individual. Cada uma das etapas é disputada na distância olímpica, sendo a final disputada em Cascais com pontuação a dobrar. Nas ruas do Funchal, assistiu-se ao triunfo de Duarte Marques (CD "Os Águias" de Alpiarça).
Logo na fase inicial, o forte ritmo imposto pelo olímpico Duarte Marques fragmentou o primeiro grupo, com Vasco Pessoa (Clube de Triatlo do Fundão) a não conseguir seguir nos pés do seu companheiro da selecção nacional. Duarte Marques sairia da água com 17′41”, com pouco mais de 30 segundos de vantagem sobre Vasco Pessoa.
Tendo como zona principal a Avenida do Mar, o segmento de ciclismo decorreu sem grandes alterações nas primeiras posições. Duarte Marques acabaria por dilatar a vantagem sobre Vasco Pessoa de forma significativa, para os 4′30” com que chegou à segunda transição. Roberto Lúcio, com um bom segmento de ciclismo, recuperava várias posições e colocava-se na 3ª posição. Atrás dele surgiam Rui Dolores (Amiciclo de Grândola) e Tiago Silva (Ludens Clube de Machico).
Na segunda transição, Duarte Marques permanecia no comando isolado, controlando a vantagem alcançada sobre Vasco Pessoa, não se registando alterações até ao final. Após o segundo lugar no ano passado, o atleta do CD "Os Águias" de Alpiarça foi o vencedor do III Triatlo do Funchal. Vasco Pessoa garantiu o 2º lugar a 4'26" e Tiago Silva do Ludens Clube de Machico o 3º lugar a 8´542.
Detalhes
Maio
27
2010
© 2012 Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça