Teve lugar no passado dia 28 de Julho no Kartódromo internacional de Leiria a 3ª ronda do Trofeu Resistência Vespa Portugal 2012, uma prova de 5H de duração, especial por ser disputada num horário de fim de tarde para evitar as temperaturas altas próprias da época. A organização colocou dois circuitos a disposição das equipas para possibilitar a escolha, um mais rápido com 921m e outro mais técnico com 878m, a escolha recaiu sobre o circuito mais técnico após votação dos responsáveis das equipas.
O Clube Vespáguias fez-se representar novamente por três equipas, 58 - Team RCC (Tiago Bernardo, Francisco Duarte e Jorge Pessoa) em classe 1 e na Classe 2 por 46 - Power Team Casalinho (Henrique Alberto, Daniel Marçalo e Daniel Vital) e 59 - Vespa Team Almeirim (Hugo Pires Agostinho e Hugo Ferreira Agostinho).
Na classe 1 reservada a máquinas mais potentes o Team RCC teve uma entrada em prova bastante segura pelo piloto Jorge Pessoa, sem arriscar no inicio optando por subir de forma a medida que as horas iam passando, acabaram por registar uma prova segura, sem problemas de maior, apenas registando um toque de outra equipa no final obrigando o piloto Francisco Duarte ainda a recorrer à Box após queda, para uma ligeira reparação, que não impossibilitaria a subida ao pódio no 2º Lugar da Classe 1 e 8º da Geral com 336 voltas, registando o melhor resultado da época até ao momento.
Na Classe 2, mais limitada tecnicamente a luta foi acesa de início ao fim. O Vespa Team Almeirim com Hugo Pires Agostinho no seu estilo incomparável de condução sempre a impor um ritmo forte logo desde inicio nunca largou a frente da corrida, sempre no Top 5. Hugo Ferreira Agostinho também a evoluir muito desde a sua estreia nestas provas, ambos demonstraram estar bem fisicamente e alternaram constantemente de lugares na corrida chegando a andar em 2º da Classe 2, no final atingiram um 6º Lugar na Geral e um 5º Lugar na Classe 2 com 341 voltas ao percurso.
O Power Team Casalinho que arrancou com Henrique Alberto, piloto mais rápido da equipa, desde cedo instala-se na frente da corrida, em 2º da Classe 2 até que surge um problema na direcção, obrigando-o a recorrer à Box, baixando inevitavelmente para 6º da Classe 2. Henrique Alberto partiu para a recuperação e sensivelmente 1h de prova entrou Daniel Vital, que logo nas primeiras voltas não conseguia evitar uma queda, sem consequências graves e sem colocar em causa a recuperação, consegue chegar novamente ao 2º Lugar da Classe 2. Um pouco antes de entregar a mota a Daniel Marçalo, uma peça fundamental quebrou (polie traseira), e só graças ao Vespa Team Almeirim, que cedeu a peça para substituição, conseguiram continuar em prova. Daniel Marçalo entrou com tudo para recuperar e novamente uma queda, também sem consequência mas a confirmar que este não seria o melhor dia para a equipa, que mesmo sem baixar os braços até ao fim, não foi além de um 9º Lugar na Geral e 7º da Classe 2 com 336 voltas ao circuito.
De salientar a atitude do Vespa Team Almeirim ao ceder a peça aos seus adversários, em muito exaltam o espirito destas corridas e a união que se vive nas Boxes. E ainda a competitividade da Classe 2, tendo em conta que do 2º lugar ao 7º, diferenciam-se apenas por 9 voltas no final de 5H de resistência e cerca de 280km´s percorridos.
Ainda falta uma prova para finalizar o campeonato que será a 13 de Outubro no Circuito do Bombarral, mas pelo meio terá lugar no Kartódromo de Abrantes as míticas 24H de Resistência Vespa a 8 e 9 de Setembro. O Clube tudo fará para apoiar as equipas interessadas em participar nesta festa.
Assim segue o trofeu:
Classe 1
1º Jocha PBS/Laranjo – 58 pts
2º Pardalkitz/Manelli – 56 pts
3º Team RCC/Vespáguias – 46 pts
.....
Classe 2
1º TRC Team – Vespa Endurance – 75 pts
2º Shark Vespa Racing – 48 pts
3º VR Racing/Putoline – 43 pts
4º Power Team Casalinho/Vespáguias – 42 pts
.....
6º Vespa Team Almeirim/Vespáguias – 34 pts
.....
11º Team 17/Vespáguias – 7 pts
Detalhes
Agosto
3
2012
© 2012 Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça