Sérgio Marques obteve o 2º Lugar na prova do II Triatlo Longo de Porto Santo, que se realizou no dia 28 de Março de 2010.
Muita emoção a marcar o arranque do Campeonato Nacional de Triatlo Longo, e simultaneamente da Taça Ibérica desta distância, com Sérgio Marques a terminar no segundo lugar depois de um ciclismo de grande nível e como líder dos 21 km de corrida durante praticamente toda a prova.
O II Triatlo Longo do Porto Santo, etapa inaugural do Campeonato Nacional de Triatlo Longo e da Taça Ibérica, foi disputado no dia 28 de Março nas distâncias de 1900 metros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21 quilómetros de corrida.
Logo à partida, a luta entre os três primeiros classificados foi titânica, com várias alterações na liderança. Na natação, Pedro Gomes (Clube Olímpico de Oeiras) e o jovem madeirense André Ferreira (C.F. Andorinha) foram os mais rápidos a cumprir o segmento e chegaram ao parque de transição com ligeira vantagem sobre Tiago Lobo (Compeed Tri-Oeste), David Caldeirão (Louletano) e Sérgio Marques (CD “Os Águias” de Alpiarça).
Durante as seis voltas de ciclismo, Pedro Gomes conservou o comando da prova, mas Sérgio Marques que rapidamente assumiu a perseguição, foi-se aproximando, ganhando entre 10 a 15 segundos a cada volta de 15km. A dupla chegou à segunda transição separada por menos de um minuto e perspectivavam-se alterações na frente da prova.
Quem também se mostrou interessado em lutar pela vitória foi Lino Barruncho, o experiente atleta do Clube Olímpico de Oeiras que recuperou bastantes posições no ciclismo – pertenceu-lhe o melhor tempo deste segmento, encurtando o atraso de quase cinco minutos com que saiu da natação.
Previa-se uma corrida final de 21 quilómetros (meia-maratona) muito competitiva. Assim aconteceu. Sérgio Marques alcançou Pedro Gomes ainda na volta inicial e passou a ser o líder. Lino Barruncho imprimiu um ritmo muito forte e aproximou-se da frente. Ultrapassou Pedro Gomes e no último retorno da volta final (ao km 18,5), situado no porto de abrigo, deixou para trás Sérgio Marques.
Desta forma, após quase 4 horas de prova intensa, Lino Barruncho chegou isolado à meta e venceu o II Triatlo Longo do Porto Santo. Sérgio Marques foi segundo a 1 minuto e 5 segundos e Pedro Gomes o terceiro a 5 minutos e trinta segundos. O espanhol David Rodriguez terminou na quarta posição, seguido por Tiago Lobo, Sérgio Dias (ambos Compeed Tri-Oeste), Custódio António (Clube Olímpico de Oeiras) e Miguel Fragoso (Molly Maid - Vitória de Jane).
1º Lino Barruncho – 3h 56m 16s
2º Sérgio Marques – 3h 57 21s
3º Pedro Gomes - 4h 01m 46s
Resultados completos disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
Detalhes
Março
28
2010
© 2012 Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça