Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça
Emblema "Os Águias" de Alpiarça

Clube Desportivo "Os Águias"

O Presidente da Federação Portuguesa de Triatlo homenageia Miguel Jourdan e Governo presta homenagem

Jourdan era atualmente técnico do Águias de Alpiarça, mas fez parte da estrutura da FPT entre 2001 e 2008, e foi, juntamente com Bruno Salvador e Sérgio Santos, responsável por muitas conquistas da modalidade, que teve como expoente máximo a medalha de prata de Vanessa Fernandes nos Jogos Olímpicos Pequim 2008.

"O triatlo é uma modalidade jovem, mas tem um percurso extremamente preenchido ao nível dos resultados. É marcado, a este nível, por poucas pessoas, entre as quais está, obviamente, António Jordan", referiu o presidente da FPF. José Luís Ferreira lembrou que António Jordan foi "um dos responsáveis pelas muitas medalhas conquistadas por Portugal em campeonatos da Europa e do Mundo".

"Pelo seu exemplo e coisas boas que deixou - que foram muitas - António Jourdan marcou indelevelmente a modalidade", referiu Sérgio Santos, antigo diretor diretor Técnico Nacional da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) "Está a ser um dia extremamente difícil, a nossa relação começou bem fora do triatlo e ia muito além do triatlo. Estivemos sempre lado a lado, desde os tempos da faculdade, quando ele me puxou para o triatlo", revelou. "Perdeu-se uma pessoa muito boa, das mais honestas que conheci, do ponto de vista familiar e profissional. Tivemos sempre uma relação de amizade e respeito enorme e não me recordo, apesar de ter passado muito tempo com ele, de termos tido uma discussão. Só isso já é um sinal do nosso entendimento", frisou Sérgio Santos, remetendo ainda os seus sentimentos à família, que "perdeu uma pessoa muito boa".

Também o secretário de Estado do Desporto e Juventude elogiou, em comunicado, "a postura ética que sempre assumiu na sua carreira desportiva merece todo o reconhecimento de Portugal", acrescentando que Jourdan "foi protagonista de um percurso no Desporto nacional que honrou Portugal e que muito contribuiu para o êxito de atletas portugueses". "O Governo de Portugal presta a sua homenagem ao antigo selecionador António Jourdan e envia à sua família as condolências neste momento de pesar", refere a nota assinada por Alexandre Mestre.

O presidente do Águias de Alpiarça, Henrique Santana, reconheceu estar transtornado pela morte de António Jourdan, depois de ter partilhado o dia de sábado com o técnico, que estava "normal, calmo e alegre", até que foi surpreendido por uma indisposição "por volta das 01:30, 02:00 da manhã, quando estava com a mulher e duas das suas três filhas". "Ainda não estou bem consciente e mentalizado com esta perda. Nem quero acreditar que isto aconteceu, porque parece um pesadelo. O António Miguel Jourdan era o nosso mentor, a cara do nosso projeto, que estava a ser preparado ao detalhe para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. Vamos fazer todos os possíveis para que o mesmo se concretize, até para o homenagear", afirmou Henrique Santana. Segundo o presidente do Clube Alpiarcense, o corpo de Jourdan será cremado em Lisboa, mas a data da cerimónia fúnebre está dependente da autópsia a realizar no Hospital de Faro, na segunda-feira.

Antigo praticamente das seleções nacionais de triatlo, em 2010, Jourdan fez equipa com Sérgio Santos, o então Diretor Técnico Nacional da modalidade, no "violentíssimo" Cape Epic2010, uma prova de BTT com um percurso de 735 quilómetros, divididos por oito etapas, com mais de 14 mil metros de altitude acumulada.

 

Website criado por EnduranceCode