Nesta que foi a primeira volta de mota da Secção de Mototurismo dos Àguias de Alpiarça, que, para primeira foi muito bem sucedida, as temperaturas revelaram-se amenas para a época, fazendo um tipo de calor pouco habitual, à partida estava 1,5 graus Celsius o que não veio a amedrontar ninguém, afinal o grupo é muito experimentado, são todos muito valentes, e até têm uma máxima adoptada de um velho amigo que já correu mundo, que é, "Quando faz sol também não é mau de todo para andar de mota".
Lá partimos em direcção ao Algarve e cedo sentimos que com o passar das horas a coisa ia ficando um pouco mais temperada. A nossa passagem pelo Alentejo profundo variou entre os 6º e os 9º, e, quando nos aproximávamos mais do litoral, na costa de Sines/Milfontes/Zambujeira a coisa lá se temperava para próximo dos 12.
Quando chegámos a Lagos, fomos ter com o nosso conterrâneo e amigo Jaime da Adega da Marina, também ele detentor e amante das motos. Aqui a temperatura já tinha subido para os 16ºe sentados á mesa a coisa lá foi aquecendo nem que fosse com a ajuda dos comeres e talvez ainda um pouco mais dos bons beberes.
O almoço decorreu em ambiente caloroso, o nosso amigo Jaime lá foi contando umas histórias de Alpiarça, do tempo do Externato S.Paulo, do acordeão que o acompanhou parte da sua vida, da sua ida para o Algarve, dos seus amigos de Alpiarça e da decoração da Adega da Marina que conta com alguns antigos utensilios agricolas provenientes de Alpiarça, um charrueco, uma grade, uma coelheira, um mulim, tudo isto serpenteado com outras decorações, estas outras já oriundas e com influencias do litoral e pesqueiras.
Entre outros acontecimentos destacamos quem teve que desviar em Alcacer para ir procurar reforço de vestuário interior de agasalho, quem partiu com calças de fato de treino por baixo das calças de motociclismo, quem usou "ceroulas" ou calças de licra, quem a meio do caminho, já de volta e cerca das 19h, aqui a temperatura nocturna já se situava em cerca de 5 graus teve que vestir um macaco de protecção de chuva por cima das calças e por baixo do blusão, enfim foi uma farturinha de mexe que mexe para ver se ninguém morria com hipotermia. Os Águias vai manter esta volta, dê por onde der, até porque como primeira, será a que nos vai ficar de recordação.
Há quem lhe chame já a " A nossa volta dos Pinguins", isto em comparação com o conhecido encontro motociclista que se realiza anualmente na zona de Valladolid em Espanha sempre no início de Janeiro, em regra com neve e com temperaturas negativas.
A próxima será em Maio para as zonas que circunscrevem a Barragem do Alqueva e aqui as temperaturas esperam-se outras, e nessa data esperamos também ter outra história para vos contar.
Ao fotógrafo privativo e ao director técnico de apoio, também privativo, os agradecimentos em nome da Secção de Mototurismo dos Águias de Alpiarça.
Mais fotos nos Álbuns do Vitor Lopes
Detalhes
Fevereiro
6
2010
© 2012 Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça