Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça
Emblema "Os Águias" de Alpiarça

Clube Desportivo "Os Águias"

"Águias" e Alhandra vencem Aquatlo de Ílhavo

Disputou-se em Ílhavo a 8ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes, uma Prova Aberta e ainda a 4ª etapa do Campeonato Nacional Jovem. No que ao Nacional de Clubes diz respeito a prova de consistiu de um Aquatlo por equipas de três elemento e consagrou o CD "Águias" de Alpiarça nos femininos, e Alhandra Sporting Clube nos masculinos. Resultados que permitem a cada uma das equipas vencedoras aproximarem-se dos líderes do campeonato, o Garmin Olímpico de Oeiras, que se classificou na 4ª posição tanto em masculinos, como em femininos.

Equipa de Triatlo C.D. Os Águias de Alpiarça

Equipa de Triatlo dos "Águias" de Alpiarça presente em Ílhavo

O dia arrancou com a disputa de uma Prova Aberta na distância Super Sprint (300 metros de natação e 2000 metros de corrida) e que consagrou vencedores Alexandra Santos (CD "Águias" de Alpiarça) e Paulo Filipe Gonçalves (Clube dos Galitos).

Seguiu-se a prova integrada no Campeonato Nacional de Clubes. À oitava etapa desta renovada competição os clubes tinham pela frente um Aquatlo por Equipas. Cada clube pode apresentar várias equipas mas apenas a primeira delas foi considerada para efeitos da classificação do CNC. No total estiveram presentes 12 formações femininas e 40 formações masculinas. As equipas foram compostas de 3 elementos, cumprindo cada um deles 300 metros de natação seguido por 2000 metros de corrida.

Com uma equipa composta por Luísa Condeço, Andreia Ferrum e Sara Tenrinho o CD "Águias" de Alpiarça assumiu a liderança logo no início não mais a perdeu. A segunda posição foi para a equipa do Alhandra Sporting Clube e na terceira posição ficou o clube organizador, o CAPGE. Refira-se que a terceira equipa a cruzar a linha de meta foi o  CD "Águias" de Alpiarça - B mas, sendo contabilizada apenas uma formação por clube, o terceiro lugar do pódio foi efetivamente atribuído ao CAPGE. O Garmin Olímpico de Oeiras classificou-se na 4ª posição e conquistou mais 170 pontos, um resultado que lhe permite manter a liderança da competição com 1910 pontos, seguido pelo Alhandra Sporting Clube, 1680 e CD "Águias" de Alpiarça, com 1260 pontos.

Na competição masculina o Clube dos Galitos e o CD "Águias" de Alpiarça surgiam na liderança da competição no final do primeiro sector, com apenas 8 segundos de vantagem sobre a equipa do Alhandra Sporting. No entanto, o segundo sector da prova foi decisivo para o Alhandra. O atleta em destaque foi Pedro Mendes que anulou a desvantagem para os líderes e ainda conseguiu ganhar uma vantagem que permitiu ao terceiro elemento da sua equipa (João Amorim) cruzar a meta com 15 segundos de vantagem sobre o o Clube dos Galitos e mais 20 segundos sobre o CD "Águias" de Alpiarça, que completou o pódio. Também nos masculinos, o Garmin Olímpico de Oeiras ficou na quarta posição e manteve a liderança no CNC, agora com 1940 pontos. Na segunda posição mantém-se o Alhandra Sporting Clube, agora com 1730 pontos e na terceira posição está Núcleo Sportinguista da Golegã, com 1620 pontos.

Fonte: Federação de Triatlo de Portugal

 

Website criado por EnduranceCode